sábado, 16 de agosto de 2008

Trapalhada na Wikipédia

Recentemente, o arraial da Wikipédia lusófona ficou incrivelmente assanhado com a edição de um texto intitulado "Activismo Pró-Pedófilo" (ver aqui ) , postado por um lusitano, onde se apresentam os argumentos sustentados por um movimento existente sobretudo na Europa, genericamente denominado "Childlove Movement".

O aparecimento do texto desencadeou uma onda histérica de revolta moralista, por parte de alguns editores da Wiki, empenhados em apagar, pura e simplesmente, o "pecaminoso" texto, acusado de fazer apologia de algo ilegal (além de imoral). Houve até quem se prestasse a empreender uma cruzada, em nome da "Moral e dos Bons Costumes", batendo à porta das Páginas de Usuários dos editores, pedindo voto para a eliminação.

Ocorre que o texto não é apologético, como podemos constatar acionando o link acima. Ele apenas informa sobre algo que existe (gostemos ou não), enquadrando-se, por conseguinte, nos propósitos enciclopédicos da Wikipedia. Tanto assim é que, ao contrário do acanhado texto em português, o assunto é tratado com abundância de palavras na Wiki anglófona (ver aqui), onde até se exibem links e imagens de símbolos de organizações que defendem a revisão dos conceitos e do tratamento legal aplicados à Pedofilia. E não é muito diferente o que se encontra nas Wikipedias de língua francesa (ver aqui) e espanhola (ver aqui).

A ausência de um motivo indiscutível para a remoção do texto "herético", gerou um impasse do qual nossa comunidade wikipediana não soube sair de um modo inteligente. Em meio à histeria coletiva, mal se ouviram as poucas vozes sensatas que se apresentaram.

O tema acabou sendo submetido a uma espécie de "Tribunal da Santa Wikipedia", mas os "torquemadas" lusófonos foram tão trapalhões no encaminhamento da matéria que, embora grangeando o apoio da maioria dos eleitores, não conquistaram o índice indispensável para acender a fogueira onde o texto seria queimado.

O resultado é que ele continua lá, enfeitado por um catatal de avisos e alertas, um dos quais (mais tarde removido) advertia que o conteúdo do texto "não representa a opinião da Wikipédia", como se uma enciclopédia pudesse ou devesse ter "opinião" sobre o que quer que seja.

O que ocorreu na Wikipedia, ilustra bem a dificuldade de se lidar com temas extremamente "sensíveis", de um modo equilibrado, isento e sensato. Pedofilia, drogas, aborto, eutanásia, pena de morte e casamento gay são alguns desses temas que, por sua natureza controvertida, prestam-se a ser usados como bandeiras de intolerância nas mãos de fanáticos.

- Alvaro Rodrigues (agosto/2008)

Um comentário:

Anônimo disse...

isso não é nada! Essa discussão boba é apenas um reflexo a mentalidade atrasada dos países lusofonos. Não é à toa que são ultrapassados e seus próprios continentes. Quem faz o país é povo e não os governantes, afinal quem os põe no governo somos nós. Eis aqui outra palhaçada inútil http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:P%C3%A1ginas_para_eliminar/Wikipedia:Userbox/Maconha