quarta-feira, 30 de abril de 2008

Genesis ( II )

Quando trata da criação do Ser Humano, Gênesis mostra IHWH agindo em dois momentos. E essa é a história que está na cabeça de todos. O Varão é criado primeiro; a fêmea, somente após concluído o processo geral da criação (6 dias). IHWH cria o homem à sua "imagem" e "semelhança", expressões que Moshê ben Maimon (Maimônides) associa a dois conceitos distintos: "Tôar" = imagem, forma material; e "Demut" = semelhança, forma espiritual (Note-se o quanto a contribuição intelectual dos rabis enriqueceu as fábulas do Gênesis, sofisticando-as e tornando-as base de uma complexa teologia).

"E formou o Eterno Deus ao homem, pó da terra, e soprou em suas narinas o alento da vida" (Gn 2;7).
Para vários povos antigos, a energia vital, que faz do homem um ser vivo, está associada ao ar que ele respira. Não é somente após inalar o ar, pela primeira vez, que o recém-nascido dá "sinal de vida"? Encontramos igual conceito na teologia egípcia de Akhenaton.

Algum tempo depois, entendendo que não era bom que o homem vivesse só, IHWH fê-lo cair num sono pesado, "...e tomou uma das suas costelas e fechou com carne o seu lugar" (Gn 2;21). Então, "...fez o Eterno Deus da costela que tinha tomado do homem, uma mulher, e a trouxe ao homem" (Gn 2;22). Há quem diga que a Torah não fala em "costela" mas em "lado" do homem. Contudo, não é assim que se lê na tradução do rabino Meir Melamed, lider espiritual da Comunidade Sefaradi de Miami. E não serei eu (que de hebraico sabe quase apenas que se escreve da direita para a esquerda) a colocar em dúvida a fidedignidade de sua tradução.

Por que tivera IHWH que tomar uma costela do homem, para criar a mulher, quando poderia tê-la formado do pó da Terra (adamah), como o fizera ao criar o homem? Há várias respostas possíveis para essa pergunta.

A mais óbvia é a que acentua o laço de dependência (ou subordinação) da mulher em relação ao homem, bem ao sabor ideológico da sociedade patriarcal que concebeu tal fábula. Mas há também outra explicação, mais rebuscada. Ao criar o mundo, IHWH criou, igualmente, as "leis" que o regem. Concluído o Processo de Criação (6 dias), tais leis não podiam mais ser violadas, nem mesmo pelo Criador. E segundo elas, a vida brota da vida, um ser é gerado por outro ser, de sua espécie. O ser humano não pode mais nascer da terra, mas apenas de outro ser humano. Por isso, a primeira mulher é formada a partir do primeiro homem (Na mitologia grega, até os deuses eram subordinados a certas "leis universais")

Se essa história da criação dos seres humanos em dois momentos distintos é a mais conhecida e repassada, certamente não é a única contida no Gênesis. Quem lê o livro com atenção, percebe que ele abriga duas narrativas diferentes, gerando uma contradição entre os capítulos 1 e 2. Estudiosos da Bíblia encontram nesse detalhe a presença de duas fontes distintas, acomodadas no mesmo texto. Mas há uma outra explicação, segundo a qual os dois capítulos se tornaram contraditórios, por supressão de uma parte da fábula. Sim, porque do mesmo modo como fatos reais são deturpados e se convertem em lendas, as próprias lendas podem também ser vítimas de mutilações. É o que parece ter acontecido nesse caso.

Para conhecer melhor essa hipótese, sugiro a leitura de A Primeira Mulher de Adão.

Abraão, Isaac e Jacob são personagens emblemáticos de uma saga de sonhos imigrantes e promessas divinas, que serve de inspiradora abertura para a história subseqüente da nação de Israel, concebida num tempo em que o monoteísmo (melhor talvez seja falar em monolatrismo) já se havia tornado o traço distinto de sua cultura nacional.

Gênesis termina com a lenda de José, intróito necessário ao segundo, mais importante, mais apoteótico e não menos fabuloso livro do "Pentateuco": o Êxodo.

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