Um exemplo simbólico é a famosa (e fatal) "mordida" de Adão e Eva, no "pomo proibido" (descrita no Livro do Gênesis), que lhes teria aberto a percepção do Bem e do Mal, mas que lhes custou serem enxotados do Éden pelo terrível Yahweh.
Recentemente, o especialista em psicologia cognitiva, Benny Shanon, de nacionalidade israelense, pesquisador da Unversidade Hebraica de Jerusalém, afirmou que o principal profeta da religião judaica, Moisés, seria usuário de uma substância psicotrópica semelhante à Ayhuasca, conhecida no Brasil e outros países sul-americanos como "chá do daime". Ele admite que os Dez Mandamentos podem ter sido criados em um estado alterado de consciência do profeta. A afirmação foi publicada em um artigo na revista de filosofia "Time and Mind", causando intensa polêmica dentro e fora dos círculos acadêmicos israelenses.
Drogas são sedutoras e os seres humanos são ... seduzíveis.. Além disso, elas são parte integrante da "santíssima trindade", Sexo, Drogas e Rock-and-Roll, que tão bem simboliza o mundo que criamos com nossa tecnologia avançada e nossa comunicação globalizada.
Há muito os homens já descobriram que drogas como o Alcool (desde que evitado o excesso) tornam Eros mais "erótico"; parece que as drogas mais "modernas" fazem isso ainda melhor. Seriam, portanto, tão irresistíveis quanto o próprio sexo.
Reprimí-las com o emprego da força é uma missão fadada, de antemão, ao fracasso. Quando muito, isso as retém (parcialmente) nos subterrâneos do tráfico ilegal, alimentando o crime organizado.
Gostemos ou não, temos que aprender a olhar de frente essa realidade, e encontrar maneiras mais inteligentes e eficazes de lidar com ela.
alvaro rodrigues (agosto/2008)
Nenhum comentário:
Postar um comentário