quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Lilith, a primeira mulher de Adão


Quem se debruça atentamente sobre o texto do Gênesis para ler o mito hebraico da criação do Homem, há de perceber a presença de duas narrativas distintas. No capítulo 1 do livro, IHWH cria, no "último dia da Criação", o primeiro casal de humanos: homem e mulher são criados juntos, num mesmo momento, da mesma maneira. No capítulo 2, o homem é criado primeiro, enquanto a mulher só nasce posteriormente, a partir de uma costela do macho.

Alguns estudiosos judeus tentaram explicar a contradição sugerindo que o Gênesis mostra ter havido duas criações: na primeira, IHWH criou os seres humanos em geral; na segunda, criou um homem especial, seu predileto, do qual derivou a "raça adâmica", ou seja, os hebreus. Mas os historiadores que pesquisam a chamada História Bíblica, preferem identificar nessa incongruência a presença de duas fontes diferentes, que se teriam amalgamado no Livro do Gênesis.

Essa é uma explicação razoável e muito se poderá dizer em seu favor. Mas há outra possibilidade, não menos aceitável, que dispensa o apelo a uma "segunda fonte".

MUTILAÇÃO DE UM MITO
Da mesma forma como um fato real pode vir a se converter em um mito, por força de metamorfoses que a transmissão oral produz na história original, o próprio Mito pode também ser vítima de mutilação, mediante acréscimo, modificação ou supressão.

Encontramos um bom exemplo desse processo na lenda do Rei Artur.Muito provavelmente, a saga desse herói deriva de um personagem real, que teria vivido na Bretanha, nos obscuros anos de transição entre o domínio romano e o estabelecimento dos reinos anglo-saxões.

Todavia seus feitos foram fantasiados de tal modo que o "Artur histórico" se perdeu e, hoje, é uma tarefa talvez impossível (ainda que fascinante) tentar resgatá-lo.

INCOERÊNCIA
Diz o Gênesis em seu capítulo 1, que o Deus Eterno (IHWH), após ter criado o céu, a terra, as estrelas, etc, cria os seres viventes: os peixes, as aves e os animais, segundo a sua espécie. A todos eles dá um comando: "Frutificai e multiplicai", o que implica em acasalamento e reprodução. Infere-se, portanto, que esses seres foram criados aos pares: macho e fêmea, de cada espécie.

Com o Homem não é diferente. No "dia sexto", ele é criado, à imagem de Deus segundo a sua semelhança, cabendo-lhe frutificar, multiplicar-se, encher a terra e subjugá-la. Neste ponto, o Gênesis é explícito: "... à imagem de Deus o criou; macho e fêmea criou-os".
O primeiro capítulo do livro se encerra com IHWH vendo que era bom tudo quanto havia feito. E até então, a narrativa apresenta-se coerente.

A incoerência se instala no capítulo 2. Além de esclarecer que "formou o Eterno Deus ao homem, pó da terra (2), e soprou em suas narinas o alento da vida", Gênesis diz que, inicialmente, apenas o macho humano é criado e colocado no Jardim do Éden, contrariando a lógica contida no capítulo anterior. A fêmea só aparece na narrativa quando IHWH se dá conta de que não é bom que esteja o homem só (3). Então, fazendo-o cair em um sono pesado, toma-lhe uma de suas costelas (Gn 2,21) e dela faz a mulher.

Mas essa incoerência pode ser apenas aparente, se admitirmos que entre o primeiro e o segundo relato houve supressão de uma parte da narrativa, que a tornava coerente.
Que parte era essa? O que ela continha?

PERGUNTAS INCÔMODAS
Quando IHWH criou Eva, da costela de Adão, e a levou ao homem, este a recebeu dizendo:"Esta vez é osso dos meus ossos e carne da minha carne" (Gn 2,23).

Esta vez ...? Por que "ESTA vez"? Teria havido uma OUTRA vez? Teria havido uma vez em que a mulher não era "osso dos meus ossos e carne da mnha carne"? Em outras palavras, teria havido uma mulher que não fora feita a partir do homem?

Ora, se IHWH decidiu criar o homem só (apenas o macho da espécie), por que resolveu, depois, dar-lhe uma companheira, contrariando seu próprio designo original?
Por que IHWH refletiu que "não é bom que o homem esteja só" (Gn 2,18), após tê-lo assim criado, se ao cabo dos 6 dias da Criação, ele (IHWH) havia visto tudo quanto fizera "e eis que era muito bom" (Gn 1,31) ?
Como seria possivel ao homem, sem a fêmea de sua espécie, cumprir a ordem divina: "frutificai e multiplicai-vos" ?

Essa perguntas parecem ser irrespondíveis, salvo se nos despreendermos do enfoque apriorístico que costumamos aplicar ao estudo do Gênesis.

Vamos, pois, colocar a questão de outra forma, enfocando-a sob outro prisma.Podemos começar nos perguntando: E se, na verdade, IHWH jamais tenha criado o homem só? E se jamais tenha pretendido que ele (o homem) ficasse só?

É preciso observar que Gênesis 2,18 não diz que o homem ERA só; diz que ele ESTAVA só.
O fato do homem estar só, não implica, necessariamente, que ele tenha estado sempre só, pois sua solidão poderia ser circunstancial, expressando uma condição de momento. Logo, poderia ter havido um tempo, anterior àquele, em que o homem não estava só.

RESPOSTA CHOCANTE
Se antes ele não estava só, haveria o homem de ter tido uma companheira.Mas que companheira seria essa, se a primeira mulher só foi criada depois, a partir da costela do homem, ou seja, osso de seus ossos e carne de sua carne?

A resposta é óbvia.A mulher (Eva) que IHWH criou, a partir da costela de Adão, não foi a primeira companheira do homem.Houve uma anterior a ela, e que foi, verdadeiramente, a primeira mulher.

Uma mulher criada antes de Eva ? Quem? Só pode ser aquela que foi criada junto com o homem, no dia sexto da Criação, conforme descrito em Gênesis I: "Macho e fêmea os criou".Essa mulher não era Eva. Era outra.

Por isso Adão, ao receber Eva, exclama: "Esta vez é osso dos meus ossos e carne da minha carne". Isso porque a primeira mulher que recebeu não era osso de seus ossos nem carne de sua carne. Não fora criada a partir dele, mas do mesmo modo que ele, do "pó da terra".

O relato de Gênesis I é coerente. Todos os "seres viventes" são criados aos pares (macho e fêmea), segundo sua espécie, até para que se lhes tornasse possivel frutificar e multiplicar-se. Por que com o ser humano haveria de ser diferente?
Assim, sendo homem e mulher criados juntos, infere-se que o homem teve uma companheira desde o dia em que nasceu.

Por que, então, em Gênesis II, ele aparece só, sem achar "uma companheira frente a ele"? (Gn II,20) Que teria acontecido com a primeira mulher, criada junto com homem, e que não era osso de seus ossos?
Teria morrido, deixando Adão viúvo e solitário?

A resposta é outra e mais chocante.
Adão ficou só porque sua mulher se foi. O casal se separou.
Em suma, o primeiro casamento da História terminou em divórcio.

LILITH
Tanto o mito da Criação quanto as demais narrativas fabulosas incluídas no Gênesis, guardam o traço inequívoco da rica tradição sumeriana, que se irradiou por todo o mundo mesopotâmico (com as devidas adaptações), enriquecendo as culturas que se desenvolveram naquela região, inclusive a babilônica, de onde deve ter sido absorvida pelos hebreus.

Portanto, é para a Suméria que devemos nos voltar, quando buscamos as origens da lenda de Lilith (aliás "Lilu", aliás "Ardat Lili", aliás "Lamaschtu"), um aspecto do culto à "Grande Deusa", cujas raízes nos remetem a um tempo remoto, de predominância matriarcal.

Em sua versão hebraica, Lilith se converteu na primeira mulher de Adão, criada junto com ele por IHWH, no sexto dia da Criação.

Roberto Sicuteri, autor da obra, "Lilith, a Lua Negra", é um dos que afirmam ter sido à época da transposição da Versão Jeovística da Bíblia para a versão Sacerdotal, que a lenda de Lilith foi expurgada do Gênesis, deixando uma lacuna que tornou contraditórios os capítulos I e II daquele livro. Ainda assim, sobraram alguns vestígios no texto canônico, a exemplo do que se lê no Livro de Isaias (Is 34:14).

Expulsa da Torah, a lenda de Lilith sobreviveu no Talmud, no Alfabeto de Ben Sira, e na Cabalah, ainda que mutilada por um progressivo processo de aviltamento da personagem. Na Idade Média, ela se integrou ao imaginário cristão, por força da popularidade de um texto hassídico, "Zohar - o livro do explendor" (século XIII), tida com uma das mais importantes obras do esoterismo cabalístico.

CONFLITO CONJUGAL
Diferente da pacata Eva (que haveria de substituí-la), Lilith era uma mulher voluntariosa e rebelde, que reinvidicava igualdade de direitos em relação ao homem.
Quando o casal copulava, ela contestava o fato de ficar sempre por baixo, suportando o peso do esposo. "Por que devo deitar-me embaixo de ti? Por que devo abrir-me sob teu corpo? Por que devo ser dominada por ti, se também fui feita de pó e por isso sou tua igual"?

A essas questões, Adão respondia alegando haver uma "ordem" que não podia ser transgredida, segundo a qual o macho deve dominar a fêmea, para que se preserve o equilíbrio preestabelecido por Deus.

Indignada com o "machismo" do marido, Lilith decidiu abandoná-lo, retirando-se do Jardim do Éden e indo viver às margens do Mar Vermelho. Inconformado, Adão denunciou o comportamento da esposa ao Eterno, que destacou três anjos (Semangelaf, Sanvi e Sansanvi) para trazê-la de volta. Mas Lilith se recusou a voltar, sendo amaldiçoada pelos anjos: ela jamais teria filhos, pois todos os que concebesse morreriam logo após o parto.

O mito de Lilith, em sua versão hebraica, é vigoroso e fascinante, sendo razoavelmente possivel reconstituir as mutações progressivas que sofreu ao longo do tempo, e que terminaram por converter a primeira mulher criada por IHWH em uma figura diabólica (*).

RECONSTRUÍNDO O GÊNESIS
Com a inclusão da história de Lilith, desaparece a incoerência entre os capítulos I e II do Livro do Gênesis, viabilizando a seguinte leitura do mito da Criação:
1 - No sexto dia, IHWH cria o primeiro casal de humanos (Adão e Lilith): "macho e fêmea os criou".
2 - Lilith não aceita ser dominada pelo marido e o abandona, deixando o Éden.
3 - Inconformado, Adão queixa-se a IHWH, que manda três anjos no encalço de Lilith, com ordens para trazê-la de volta.
4 - Lilith nega-se a voltar e é amaldiçoada pelos anjos.
5 - Solitário, Adão vaga pelo Éden sem achar "uma companheira frente a ele".
6 - IHWH apieda-se de Adão e resolve dar-lhe outra esposa.
7 - Para garantir que a nova mulher (Eva) será submissa e dependente do homem, IHWH fá-la nascer de uma costela de Adão.
8 - Ao receber sua segunda companheira, Adão mostra-se aliviado: "Esta vez é osso dos meus ossos e carne da minha carne".

(*) Unido-se a um demônio (Samael), Lilith busca vingança contra Adão. Disfarçada de serpente, induz Eva a comer do "fruto proibido", provocando a ira de IHWH sobre o segundo casal. Na Europa Medieval, ela se converte em "súcubo", que além de assediar os homens durante o sono, vitima as mulheres grávidas, matando seus bebês no momento do parto. Para conjurá-la, escrevia-se nas paredes do quarto da gestante: "Adão e Eva, menos Lilith".

----------------------------------------------------------------------------------------------
Este texto deriva de uma palestra proferida pelo autor deste blog, em 2001, na Loja da Ordem Rosacruz AMORC, em Belém-PA. Está também publicado no sítio Kaderno

10 comentários:

Antonio Filho disse...

Caro Álvaro,
Vejo que suas dúvidas consistem principalmente sobre algumas passagens bíblicas entre gênesis 1 e 2 no tocante a formação do homem.
Antes de qualquer coisa, quero ressaltar que a BÍBLIA é a história contada de Deus aos homens, tendo como personagem de foco final, Jesus Cristo.
Adão e Eva são dois dos personagens utilizados para contar a história de Deus, portanto utilizarei a própria Bíblia para esclarecermos alguns pontos.
Que esta discussão e explanação que faço, seja para o engrandecimento do Senhor Deus, para a glória do Senhor Jesus Cristo e para seu crescimento espiritual.
Vamos lá aos textos em Gênesis.

1º - Creio que no capítulo 1 os versículos chaves são o 26 e o 27.
Observações:

26 - Disse Deus, Façamos (Trindade) o homem (espécie humana) à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e DOMINE sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.

27 - E criou Deus o homem (espécie humana) à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou (Alusão á igualdade, sem um dominar o outro).

2º - Creio que no capítulo 2 o versículo chave é o 23.
Obs: - E disse ADÃO: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada MULHER, porquanto do homem foi tomada.
Veja Álvaro, que você diz em seu artigo que há “incoerência” entre o capítulo 1 e 2 de gênesis.
Vamos esclarecer estas passagens e mostrar que elas são coerentes, harmoniosas e se completam.
1º - Temos que ter o cuidado de estudar a bíblia em todos os seus contextos, histórico, geográfico, cultural e lingüístico, além de claro, ler todo o texto sobre um determinado assunto para entendermos o CONTEXTO da mensagem.
Não devemos ler a bíblia fracionadamente, escolhendo versículos, isto prejudica o nosso entendimento final da HISTÓRIA como todo.
TIRANDO AS DÚVIDAS:
• Quando Deus fala no capítulo 1 verso 26 – ...Façamos (Trindade) o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; – Ele se refere á espécie humana Álvaro, neste caso, ADÃO E EVA (Embora ainda não tivessem nomes – nenhum dos dois) Ele disse que o HOMEM... (espécie humana – portanto homem e mulher)... DOMINASSE sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.

• Deus fala no capítulo 1 verso 27 – E criou Deus o homem (espécie humana) à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou - fazendo alusão á igualdade, sem um dominar o outro, este conceito de que o homem deveria dominar a mulher não existia ainda, porque ainda não havia pecado
Isto só viria ocorrer muito tempo depois, já em gênesis 3:16, quando Deus castigou Eva dizendo que multiplicarei grandemente a sua dor, e a sua concepção; com dor darás à luz filhos e que o “desejo dela seria para seu marido e que ele o dominaria.

• Veja o que diz o verso 28 - E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
Veja que Ele usa os termos “os abençoou” “lhes disse” – “sujeitai” e “dominai”.

• Veja o que diz os versos 29 e o 30 - E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.
E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.

Se você continuar a leitura, vai ver que Deus sempre usará, aqui nestes textos, os termos se referindo á duas pessoas, “vos tenho dado”, “ser-vos-á para mantimento”.
Veja que harmonia, Deus diz que TODO ANIMAL DA TERRA será para o MANTIMENTO do HOMEM (espécie), os dois a quem Ele se refere nesses textos dos versículos de 26 a 30 do capítulo 1º, assim como as ervas, sementes e árvores de frutos.
• No versículo 31 do capítulo 1º Ele CONCLUI a criação - E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.


Pronto, no capítulo primeiro de gênesis, Deus nos revela a criação do mundo, nos diz de que forma criou os céus (pela palavra), a terra, as águas e todos os seus seres viventes.
Ilustremos isso trazendo para a nossa realidade do dia a dia.
Você já observou que quando o Jornal Nacional começa seus apresentadores somente apresentam as manchetes das notícias que serão veiculadas na edição, eles dão os tópicos de todas as matérias, só no segundo capítulo em diante, eles começam a explicar detalhadamente cada notícia.


Ex:
Apresentação na manchete: Turbina de avião cai sobre a cidade de Manaus


Explanação da matéria> Uma turbina de uma avião modelo tal, que sai de Manaus em direção a cidade tal, caiu sobre tantas casas, ferindo tantas pessoas, a empresa disse isso, a Infraero disse aquilo e blá blá blá....

Então entendamos que o capítulo primeiro de gênesis, é a APRESENTAÇÃO, a grande MANCHETE da criação da origem dos céus e da terra, é Deus apresentando para nós de que forma Ele criou os céus e a terra e tudo que neles há.
Tanto que logo no início do capítulo 2, Ele diz - v1 ASSIM os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados. v2 E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.


• Aprendemos que Deus criou tudo através da palavra - “HAJA” – Luz, luminares, céus... – “PRODUZA” – A terras ervas que dêem semente e árvores que dêem frutos, as águas “PRODUZAM” espécies de almas viventes... e assim por diante (1:3,6,11,20).

• Aprendemos que o homem (espécie humana) foi a sua última criação (1:27 e 31).

• Aprendemos que Ele sujeitou ao homem a terra e tudo o quanto nela há, para ele dominar sobre ela (1:28, 29 e 30).

• Aprendemos que DEUS criou homem e mulher iguais em direito nesta sujeição e dominação e que nenhum dos dois era sujeito ao outro (1:27).





















Vamos ao Capítulo 2 verso 23.


Primeiro, note que Deus narra a criação do homem (espécie humana) em (Genesis 1:26 e 27), mas ele dá maiores detalhes de como os criou no capítulo 2, no verso 7, o MACHO - “E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente”, e nos versos 21 e 22, a FEMÊA – “Então o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão”.
Observe que em Genesis 1:27 Ele se refere criação como todo e sobre o homem ele diz – “Criou á sua imagem, á imagem de Deus OS CRIOU” – se referindo claramente á espécie.
Já em Genesis 2:7 e 2:21 e 22 ele EXPLICA para nós, como foi o processo de criação, mas tudo aconteceu NO MESMO INSTANTE, NA MESMA HORA.
{Álvaro imagine você dizendo á um amigo – “Rapaz, eu fiz uma casa nova para morar com minha família”, seu amigo responde, foi mesmo!! Que bom Álvaro, fico feliz por você, que Deus de abençoe.
Ai você querendo que seu amigo saiba mais sobre sua nova casa vai detalhar o assunto pra ele – “Pois é rapaz, eu usei tijolos de 8 furos, coloquei cerâmica nela, usei bastante cimento e areia lavada”}


Outro Ponto – Respondendo á sua pergunta incômoda
Quando Deus fala no capítulo 2, verso 23 - E disse ADÃO: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada MULHER, porquanto do homem foi tomada.
Sabe por que ADÃO fez esta afirmação – “Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne”?
R= 1º Porque até então nada do que se havia criado, tinha saído dele, Adão, nada era derivado de seus ossos ou carne, tudo tinha sido criado a partir da palavra de Deus, os outros seres viventes que Deus havia criado era pra MANTIMENTO, lembra!, Adão era para se alimentar deles, com Eva não seria assim, porque ela era ossos dos seus ossos e carne de sua carne.
Veja que a bíblia diz em gen 2:22, “E da costela que Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão”.
A explanação que Deus faz em Genesis 2 de 18 á 23 sobre a criação da mulher (espécie humana), de como ela foi criada, é falando do ocorrido na APRESENTAÇÃO da criação do homem (espécie humana), no capítulo 1:26 e 27, é contando os detalhes de como aquilo ocorreu.
Aqui em Genesis 2 de 18 a 23 Ele dá maiores detalhes (assim como nos telejornais conforme exemplo citado acima) do ocorrido.
Tanto que lá no capitulo 1, nenhum dos dois tem nomes ainda, aqui no capítulo 2, somente Adão recebe seu nome, a mulher, “esta será chamada mulher”( Gen 2:23).
Ela, só receberia seu nome em Genesis, 3:20 “E chamou Adão o nome de sua mulher Eva; porquanto era a mãe de todos os viventes”. Isto confirma um fato simples, de que a leitura bíblica é coerente e que se completa.

Porque Deus fez Eva? E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele (Gên. 2:18).
Deus, mais uma vez esta explicando porque criou um dos seus seres, a mulher.
Veja que até então, Ele não diz que o homem DOMINARÁ a mulher, que ela será MENOR que ele, ou que estará SUJEITA a ele.

Por isso no capítulo primeiro Ele diz – “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (Gen 1:27).
O homem (espécie humana) foi feito PERFEITO – a imagem de DEUS (imagem espiritual, do caráter de Deus, apto para conhecer e discernir todas as coisas), antes do pecado, claro.

Veja bem Álvaro, Deus não refletiu assim "não é bom que o homem esteja só".
A bíblia somente diz que “E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele”. Ele somente DISSE amigo.

Ele estava no processo de criação, já no 6º dia, tudo criado, menos o homem (espécie humana), como você mesmo afirma em seu artigo, todas as espécies tinham o macho e a fêmea, pois bem, o homem, foi a última espécie a ser criada, Deus criou o homem macho e DISSE "não é bom que o homem esteja só", e no mesmo minuto criou a fêmea Eva, sua AJUDADORA e COMPANHEIRA.
E você mesmo complementou, No versículo 31 do capítulo primeiro, diz o seguinte:
“E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto” – inclusive EVA.

• Aprendemos que o capítulo primeiro de Genesis narra a criação em linhas gerais e no segundo é explicada com maiores detalhes, veja os exemplos:

1. No capitulo 1º Deus diz para a terra produzir ervas que dêem sementes e árvores que dêem frutos (Gen1:11 e 12), MAS só no capitulo 2º Ele explica como isto acontece e como fez brotar toda árvore boa para a comida (Gen2:5 a 9).

2. No capitulo 1º Deus cria os animais, gados, répteis e feras (Gen 1:24 e 25), MAS só no capítulo 2º Ele permitiu que Adão desse nomes a todos eles (Gen 2:19 e 20).

3. No capitulo 1º Deus cria o homem (Gen 1:26 e 27), MAS só no capítulo 2º Ele explica como criou cada um (Gen 2:7 e 2 e 22).


Aprendemos que Deus ao formar o SER HUMANO, criou UM homem e UMA mulher “E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão” (Gen. 2:22)

Aprendemos que a bíblia quando estudada com cuidado e dentro de um esquema cronológico nos tira todas as dúvidas e nos revela todo o suficiente para chegarmos ao pleno conhecimento de DEUS.

Aprendemos que Deus criou tudo PERFEITO, inclusive o HOMEM.

Aprendemos que DEUS criou o HOMEM á sua imagem.

Aprendemos que HOMEM E MULHER foram criados iguais, sem um dominar o outro, no entanto os dois dominavam e sujeitavam a terra.

Pontos Importantes:

Não existe sustentação bíblica em nenhuma passagem da criação, para afirmação de que o homem dominava a mulher e que esta tenha se revoltado e se rebelado por conta disso, haja vista os dois terem sido criados iguais.
Não existe menção bíblica, nem mesmo em entre linhas para a existência de outro ser humano antes do homem e nem de outra mulher antes de Eva.
É importante ler a bíblia observando os seus contextos – histórico, geográfico, cultural e lingüístico.
A bíblia por si só é suficiente e capaz de nos revelar tudo o que precisamos saber para alcançar o pleno conhecimento da verdade e sabermos do plano que Deus estabeleceu desde o princípio do mundo para a salvação de nossas vidas.
O Homem precisa entender basicamente duas coisas:

1. Que Deus é, foi e sempre será, perfeito, infinito e soberano sobre todas as coisas, que Ele fez, faz e fará tudo, da maneira como melhor lhe convier, que ninguém o impedirá de executar os seus propósitos, que Ele é o autor de nossa salvação e o ÚNICO capaz e poderoso para nos dar a vida eterna.

2. Que o homem, é carne, falível, pecador e mortal, que precisa chegar ao pleno arrependimento pelos seus pecados, e saber que só Jesus Cristo salva e que fora DELE não há salvação.


Jeremias 9:24 Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o SENHOR, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR.

Antonio Filho – tontoim@hotmail.com

TiagoHOS disse...

Sinto muito antonio... você só enrolou nessas linhas todas e não mostrou coerencia no q estava falando! concordo com o alvaro... e Sim existe a Lenda da lilith, e sim a igreja católica mudou a biblia de acordo com o q ela queria q os bestas, ops, q a população seguissem suas regras... Apredito em Deus, e no livre arbitrio, não sendo Jesus a única forma de salvação...

Antonio Filho disse...

rsrsrsrs

ThiagoHOS - "e Sim existe a Lenda da lilith", não discordo de que a "lenda" existe, mas como voce mesmo disse aí, é somente uma LENDA.
Quanto ao meu comentário, não esperei que os seguidores do Álvaro encontrassem coerência, para isso seria necessário, dedicação á leitura bíblica, totalmente desapegado de LENDAS e TRADIÇÕES HUMANAS.
quanto às "mudanças na Bíblia", penso que não só a igreja católica tentou deturpar a Palavra de Deus, mas até alguns bestas, seguidores de lendas e fantasias, que pensam que acreditam e agradam á Deus, mas na verdade,são adoradores e seguidores da grande BESTA.
Leia a Bíblia

Anônimo disse...

Queridos,tem gente que quer crer que INRI cristo é o filho de DEUS,ele próprio quer crer nisto,Eu poderia crer que a lilith fosse a primeira,mas não esta na biblia,inclusive em minha vida Deus tem usado pessoas para esclarecer e creio que o antonio conseguiu provar algo,mas o futuro podera revelar mais tudo depende de Deus.

Juliana disse...

Olá.
Tenho uma dúvida que me persegue desde criança. Pode ser bobagem, mas eu sempre achei estranho essa coisa da criação. Bom, independente de quem foi criado primeiro, Adão, Eva e se teve uma outra, a Lilith... o que quero saber é, e depois????? Se não havia outros seres humanos como pode haver essa multiplicação??? Acho que não preciso fazer a pergunta literal, né. Essa lenda da Lilith poderia até ser solução, se tivessem criado um marido para ela. Sei lá. Alguém poderia me ajudar (com embasamento, ok. A dúvida é verdadeira)
Obrigada

Anônimo disse...

Olá Juliana, terei a maior alegria e satisfação em te esclarecer esta dúvida, assim como alguem um dia esclareceu pra mim, entre em contato e deixe seus contatos.
tontoim@hotmail.com
tontoim1972@gmail.com

Antonio Filho

Anônimo disse...

Parabens Antonio,, Vc explicou muito bem..sabemos que a Biblia nao e um livro qualquer. A palavra de Deus e viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra ate a divisao da alma, e do espirito, e das medulas, e `e apta para discernir os pensamentos e intencoes do coracao.E nao ha criatura alguma encoberta diante dele;antes todas as coisas sao nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar Hb4-12-13

Anônimo disse...

Ambos podem ter razão ou nenhum pois não há maneira de provar a verdade, o que existe são interpretações do homem face á palavra de Deus. A verdade de cada um tem a ver com as suas convicções e dificilmente poderemos dizer qual está certo. Mas acho muito positivo este tipo de troca de ideias.

Lêniton disse...

Esse antonio escreveu... escreveu e deixou mais explícito que a coisa é bem mais séria do que se espera.

Se o homem FORMADO no cap. 2 é uma explicação ao homem CRIADO no cap. 1, aí é que se faz a pergunta:

DEUS FEZ OS ANIMAIS COMPLETO, COM SEUS CORRESPONDENTES MACHOS E FÊMEAS, SÓ ADÃO, UM MACHO SOZINHO E SOLITÁRIO. E QUE SÓ DEPOIS TEVE SUA FÊMEA. OU TALVEZ DEUS TENHA SE ESQUECIDO.

Anônimo disse...

O apóstolo Paulo diz que o varão vem de Deus e a varoa do varão.
Em Genesis 1:27 Deus criou macho e fêmea em espírito dentro de si depois formou o homem do pó da terra e a soprou em suas narinas o fôlego de vida tornando o homem em alma vivente depois da costela de Adão formou Eva.