segunda-feira, 21 de julho de 2008

Vinicius, o Vini

Meu curtíssimo tempo de permanência como editor identificado da Wikipedia lusófona, não me deu a oportunidade de conhecer muitas pessoas. E das poucas com que me deparei, apenas de uma eu viria a receber, desde o primeiro contato, um tratamento respeitoso, generoso e gentil, capaz de se converter em um relacionamento com recheio de amizade.

Vinicius, ou simplesmente Vini, é pouco mais que um menino porém, em vários aspectos, ostenta, além da inteligência, uma maturidade que contrasta com sua tenra idade. Fruto de uma geração que mamou tecnologia junto com o leite materno, ele se move com desenvoltura pelos labirintos da informática e da internáutica, manipulando ferramentas sutís e absorvendo conhecimento especializado, que não se nega a repassar aos que a ele recorrem.

Mas o que mais me cativou em sua pessoa foram os traços macios de seu caráter e a ausência de arrogância com que, normalmente, os "nerds" como ele costumam se exibir, amplificando, para parecer muito, o pouco que realmente sabem.

Vini não tem um espírito guerreiro e, justamente por isso, tornou-se ainda mais valiosa, aos meus olhos, sua disposição de não me deixar só, quando me defrontrei com algumas hienas daquela enciclopédia, disposição que somente refluiu a pedido meu, haja vista que, a essa altura, eu já decidira me desligar daquele meio.

Meu afastamento da Wikipedia tornou nosso relacionamento menos próximo e freqüente, até por força de termos poucos interesses em comum.Todavia, qualquer que venha a ser o futuro desse relacionamento, jamais esquecerei o débito de gratidão que tenho para com ele, nem jamais me furtarei a reconhecê-lo publicamente, como o faço agora neste meu blog.

Um comentário:

Anônimo disse...

Puxa Álvaro. Assim você me deixa com vergonha. Saiba que você também é, para mim, um grande amigo. Mesmo que muitas vezes eu não tenha tempo de conversar melhor com você, eu o tenho com grande apreço. Agradeço os elogios, apesar de não me achar merecedor. Grande abraço!