segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Cruzada (filme)


Título Original: Kingdom of Heaven
País: Reino Unido / Alemanha / Espanha
Ano de lançamento:  2005
Direção e Produção: Ridley Scott
Roteiro: William Monahan
Música: Harry Gregson-Williams
Fotografia: John Mathieson

Balian (Orlando Bloom) e seus cavaleiros


   Segundo seu diretor, Ridley Scott, Kingdom of Heaven é um filme "sobre a paz, a tolerância e a possibilidade de convivência entre povos de diferentes orientações religiosas, culturas e crenças". E para atingir seu propósito, ele não relutou em manipular fatos e personagens históricos.
   A ação se passa no final do século XII, época em que o sultão Saladino (de origem curda), empreende a reconquista de Jerusalém (1187), que os cristãos da Primeira Cruzada (1090) haviam tornado capital de seu Reino Latino, após promoverem horrenda matança de judeus e muçulmanos. .
   O  personagem principal é Balian, um bastardo ferreiro francês, que se torna cavaleiro e barão de Ibelin (um feudo na Palestina), graças à inesperada visita de seu genitor, o nobre Godfrey de Ibelin. Após a morte do pai, ele viaja para Jerusalém e, no caminho, mata, em duelo singular, um experiente guerreiro muçulmano, apesar de só ter tido algumas poucas horas de treinamento no uso da espada (!!!).
   Em Jerusalém, Balian toma posse de seu feudo, torna-se amigo do rei-leproso, Baldwin IV , e do conselheiro real, Tiberias, conde de Trípoli, e ainda namora a bela Sybilla, esposa insatisfeita do prepotente Guy de Lusignan.


A bela Sybilla (Eva Green )

   A verdade histórica é que Balian nunca foi ferreiro, nem precisou viajar para a Palestina, pois já estava lá àquela época. Era um dos três filhos do barão Balian (e não Godfrey), e sua família participava da Alta Corte do Reino Latino. Também não teve um caso com a princesa Sybilla, que era irmã do rei-leproso e mãe do herdeiro do trono, Baldwin V (ainda criança e solenemente omitido no filme). Segundo o historiador árabe, Ali ibn al-Athir, Sybilla apaixonou-se "por um recém-chegado do Ocidente, um certo Guy (de Lusignan). Ela o esposou e, com a morte prematura de Baldwin V, colocou a coroa na cabeça do marido".
   No filme, o conde de Trípoli - Tiberias -, que é o artífice da política de coexistência pacífica com o sultão Saladino, sustentada por Baldwin IV, abandona Jerusalém quando Guy sobe ao trono e conduz os cristãos à desastrosa Batalha de Hattin. Mas Ibn al-Athir nos exibe outra imagem do conde: "Ele era muito ambicioso e desejava ardentemente tornar-se rei". Durante algum tempo, o conde (cujo nome real era Raymond) foi regente do rei-menino, Baldwin V, mas perdeu prestígio com a ascensão de Guy, o que lhe gerou tanto rancor que escreveu a Saladino oferecendo-lhe sua amizade, em troca do trono de Jerusalém. O máximo que conseguiu foi ter sua fuga para Trípoli garantida pelo sultão.
   
Tiberias, conde de Trípoli (Jeremy Irons)


   O grande vilão da trama é Reynald de Chatillon, cavaleiro da Ordem dos Templários, responsável pelo ataque a uma caravana muçulmana, fato que levou ao rompimento da trégua e conseqüente investida de Saladino contra Jerusalém. Após a batalha de Hattin, ele é aprisionado (juntamente com Guy) e morto pelo próprio sultão.  Segundo o escritor Imadeddin al-Asfahami, conselheiro de Saladino, que assistiu ao fato, "a cabeça de Reynald foi cortada e o seu corpo arrastado diante do rei Guy, que começou a tremer".



    Balian foi, realmente, o responsável pela defesa de Jerusalém, como mostra o filme. O cerco da cidade durou de 20 a 29 de setembro de 1187 e terminou com um acordo entre Balian e Saladino. No filme, o cristão entrega Jerusalém em troca de salvo-conduto gratuito para todos os seus habitantes, depois de ameaçar destruir os "lugares santos" da cidade. A verdade histórica é que, além disso, ele ameaçou matar todos os cinco mil muçulmanos que viviam em Jerusalém. Por outro lado, o acordo não saiu de graça: Saladino cobrou um resgate de cada pessoa a quem garantiu salvo-conduto.


 
O ataque a Jerusalém
 
   O filme se encerra com Balian retornando à França, na companhia de Sybilla. A realidade é que ele partiu sozinho para Tiro, ao encontro de sua esposa.



Elenco:
Orlando Bloom ...  Balian de Ibelin
Eva Green ...  Sybilla
Liam Neeson ...  Godfrey de Ibelin
Jeremy Irons ...  Tiberias
Brendan Gleeson ...  Reynald de Chatillon
Marton Csokas ...  Guy de Lusignan
Ghassan Massoud ...  Saladino
Edward Norton ...  Baldwin IV
Alexander Siddig ...  Nasir/Imad
Jon Finch ...  Patriarca de Jerusalém
Iain Glen ...  Ricardo I da Inglaterra

Nenhum comentário: