domingo, 12 de dezembro de 2010

Saci



Ele adora fazer pequenas travessuras, como esconder brinquedos, soltar animais dos currais, derramar sal nas cozinhas ou fazer tranças nas crinas dos cavalos. Não atravessa córregos nem riachos. Alguém perseguido por ele, deve jogar cordas com nós em seu caminho, que ele vai parar para desatar os nós, deixando que a pessoa fuja.

Seu nome (de origem Tupi Guarani) é Saci. Trata-se de uma criança, um negrinho de uma perna só, que fuma cachimbo e usa na cabeça uma carapuça vermelha que lhe dá poderes mágicos, como o de desaparecer e aparecer onde quiser. Em alguns lugares, é tido como um ser brincalhão enquanto em outros, é visto como um ser maligno.

Diz a crença popular que dentro de todo redemoinho de vento existe um Saci. Se alguém jogar, dentro do redemoinho, um rosário de mato bento ou uma peneira, pode capturá-lo. E se conseguir sua carapuça, será recompensado com a realização de um desejo.


sábado, 27 de novembro de 2010

Maiakovski


E ENTÃO, QUE QUEREIS?
Fiz ranger as folhas de jornal
abrindo-lhe as pálpebras piscantes.
E logo, de cada fronteira distante,
subiu um cheiro de pólvora,
perseguindo-me até em casa.
Nestes últimos 20 anos,
nada de novo há
no rugir das tempestades.
Não estamos alegres, é certo,
mas também por que razão
haveríamos de ficar tristes?
O mar da História é agitado.
As ameaças e as guerras
havemos de atravessá-las,
rompê-las ao meio, cortando-as
como uma quilha corta as ondas.


quinta-feira, 4 de março de 2010

Mágoa


Existem pessoas que se sentem ofendidas, magoadas por qualquer coisa: à mais leve contrariedade, se sentem humilhadas... Ora, nós não viemos a este mundo para nos banhar em águas de rosas...

Agradeço todas as dificuldades que enfrentei; não fosse por elas, eu não teria saído do lugar... As facilidades nos impedem de caminhar. Mesmo as críticas nos auxiliam muito.
Quando você não tiver uma palavra que auxilie, procure não abrir a boca...

Sabemos que precisamos de certos recursos, mas tudo que criamos para nós, de que não temos necessidade, se transforma em angústia, em pressão... Valorizemos mais o amigo que nos socorre, que se interessa por nós, que nos escreve, que nos telefona para saber como estamos indo... A amizade é uma dádiva de Deus... Mais tarde, haveremos de sentir falta daqueles que não nos deixam experimentar solidão!

O exemplo é uma força que repercute, de maneira imediata, longe ou perto de nós... Não podemos nos responsabilizar pelo que os outros fazem de suas vidas; cada qual é livre para fazer o que quer de si mesmo, mas não podemos negar que nossas atitudes inspiram atitudes, seja no bem quanto no mal.

Fico triste quando alguém me ofende, mas, com certeza, eu ficaria mais triste se fosse eu o ofensor... Magoar alguém é terrível!

- Chico Xavier

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Ele


Ele está só na multidão

Seu olhar é firme e resoluto,
mesmo quando as lágrimas lhe escorrem
por entre as rugas do tempo e da dor.
Carrega no corpo as cicatrizes de muitas feridas.
As do coração, ele as cerziu com as próprias mãos.
Na velha mochila estão as sobras da última crença.
Ele nada pede, nem espera.
Maior que as palavras é o mistério do silêncio.
Estar só é comungar com o íntimo do mundo.

(alvaro,2010)